quinta-feira, maio 15, 2008

Energia Eólica

.
Fonte O vento resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas, e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando directamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Da energia proveniente do sol, cerca de 1 a 2% é convertida em energia eólica. Produção de energia A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:
- Energia mecânica através de aeromotores; - Energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores. Actualidade Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), mas actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional, 106 parques eólicos e 703 turbinas eólicas.
Apesar deste potencial, existiram uma série de barreiras que contribuíram para o fraco desenvolvimento da energia eólica em Portugal:
- Ligação à rede; - Impacto ambiental; - Procedimentos burocráticos. Futuro A energia eólica mostra-se como uma das fontes renováveis com maior potencial e maior desenvolvimento futuro, devido ao interesse despertado nas entidades e empresas responsáveis pelo desenvolvimento de grandes projectos para além do retorno financeiro bastante atractivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bom este blog :D
gostei imenso!
tem óptimas informações e visto que vou ter que fazer um trabalho para Biologia sobre estes assuntos vou aproveitar ;D
continuem o bom trabalho :) *

Anónimo disse...

concordo plenamente no que diz respeito à energia eólica, só não é mais explorado por causa da burocracia governamental, mas este país e assim mesmo, queria aproveitar para agradecer a palestra, pois foi bastante útil para o nosso trabalho:). gostei muito do vosso blog, espero que continuem, mesmo depois de acabar a escola, uma vez que este país precisa que lhes abram a mente, e pode ser que ao verem jovens como nos a tentar fazer alguma coisa por isto, acabem com a papelada e invistao mais na protecçao ambiental;)

Powered By Blogger