Fonte
O vento resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas, e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando directamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Da energia proveniente do sol, cerca de 1 a 2% é convertida em energia eólica.
Produção de energia
A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:
- Energia mecânica através de aeromotores;
- Energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores.
Actualidade
Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), mas actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional, 106 parques eólicos e 703 turbinas eólicas.
Apesar deste potencial, existiram uma série de barreiras que contribuíram para o fraco desenvolvimento da energia eólica em Portugal:
- Ligação à rede;
- Impacto ambiental;
- Procedimentos burocráticos.
Futuro
A energia eólica mostra-se como uma das fontes renováveis com maior potencial e maior desenvolvimento futuro, devido ao interesse despertado nas entidades e empresas responsáveis pelo desenvolvimento de grandes projectos para além do retorno financeiro bastante atractivo.